O voto antecipado está a motivar protestos entre os estremocenses, conforme o ‘E’ teve oportunidade de verificar na única mesa de voto, instalada na Casa de Estremoz. Durante a manhã, a espera foi nalguns períodos superior a uma hora, o que motivou protestos entre os votantes e abandono da longa fila que se instalou frente à Câmara Municipal.
Para além da espera, os votantes manifestaram grande preocupação pelo pouco cuidado das normas de segurança, porque o acesso de quem pretende votar e quem acaba de o fazer, é feito pelo mesmo corredor. Ao ‘E’ vários votantes manifestaram o seu desagrado e na presença da nossa equipa, pelo menos uma estremocense, dirigiu-se à mesa de voto para manifestar o seu desagrado.
A Lei Orgânica n.º 3/2020, de 11 de novembro estabelece o regime excecional e temporário de voto antecipado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor.