Na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, os alunos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz vão decidir quem será o próximo/a presidente da Associação de Estudantes. A votos vão as listas B, M e X sendo os cabeças de lista Maria Inês Giroto, Dina Letras e Pedro Bravo respetivamente. O ‘E’ foi ao encontro dos três para saber quais são as ideias de cada lista.

O que a leva a concorrer á AE?

Lista B – A criação da nossa lista surgiu de uma vontade de mudar a nossa escola de forma positiva, utilizando medidas como a criação de grupos de estudo, sessões de esclarecimento face às áreas a escolher na transição do ensino básico para o secundário, e melhorar o relacionamento entre nos alunos mais novos e mais velhos (7º ano ao 12º ano), queremos quebrar a barreira que nos separa. Queremos uma lista que seja a “voz” dos alunos.

Lista M – Sobretudo a vontade de colocar ‘’em cima da mesa’’ as ideias que todos os elementos da Lista têm para a escola. Queremos dar o nosso contributo para a Modernização da Escola, para que esta se torne um espaço de debate onde todos os alunos têm Voz e Iniciativa. Queremos dar à escola o nosso espírito de inovação!

Lista X – Nós queremos fazer algo de diferente do que se fez no passado na nossa escola, temos ideias inovadoras que os alunos da ESRSI vão adorar, o que nos fez concorrer foi isso mesmo, foi acreditarmos nas nossas capacidades de liderança e tentar coloca-las em prática.

 

Caso seja eleita quais são as principais medidas que vão levar a efeito?

Lista B – Caso sejamos eleitos, teremos em conta todas as nossas propostas em geral, dando um pouco de mais cuidado aos já referidos, grupos de estudo, às sessões de esclarecimento e às actividades desportivas no âmbito do ensino especial, não esquecendo todas as outras onde haverá muita diversão! Realizaremos, em princípio, apenas uma a duas festas, pois sendo uma AE vamos ter parceria com a comissão de finalistas, no intuito de não só a comissão ter lucro para o seu objectivo (o baile) como também a escola o tenha. As nossas propostas são o mais concretizáveis possível, e como tal, esperamos cumpri-las a todas.

Lista M – O nosso programa foi elaborado com base em 3 grandes objectivos. O maior e mais complicado é alterar o processo eleitoral para a AE de bianual para anual. Não só é mais vantajoso para a escola, como também é mais justo que todos tenham igual hipótese de se candidatar à Associação de Estudantes. O segundo é dar mais Voz aos Alunos, colocando uma caixa onde todos podem colocar as suas sugestões, em busca do espaço escolar que anseiam ter. Engloba-se neste ponto a criação de um Jornal de Parede onde os alunos podem dar a sua opinião sobre acontecimentos regionais/nacionais. O terceiro é, claro, dinamizar o espaço escolar. Este ultimo ‘’pilar’’ de candidatura engloba momentos de convívios entre alunos, (Torneios de vários desportos e Festas temáticas). Tentaremos fazer parcerias com outras AE’s para organização de eventos conjuntos, e criação do Troféu AE’s ‘’Zona dos Mármores’’, disputado entre equipas das Associações de Estudantes da Zona.

Lista X – Caso a nossa lista seja a vencedora, convocaremos os nossos magníficos apoiantes para saber o que pensam e que iniciativas vão querer ver primeiro, pois a lista X interessa-se pelos pensamentos e vontades dos estudantes.

O que pode ser melhorado na escola?

Lista B – Os pontos a melhorar na nossa escola são principalmente o aumento das actividades interactivas em que os alunos criem laços uns com os outros e também do aproveitamento escolar (proposto através dos grupos de estudo) e, claro, as sessões de esclarecimento. O objectivo principal como o slogan o diz “Não promovemos popularidade, mas sim igualdade!”, na medida em que queremos que cada aluno tenha o seu significado no recinto escolar.

Lista M – Todas as nossas propostas (pergunta anterior) demonstram aquilo que queremos que seja melhorado na escola. Ainda há pouca dinâmica e iniciativa. Os intervalos são demasiado ‘’monótonos’’, temos que prolongar a criatividade e o espírito da semana de Campanha até ao final do ano. Por outro lado, para que a escola se possa tornar num espaço mais agradável, a relação entre alunos-professores-funcionários tem que ser melhorada. Condições da escola: excelentes. Parte social tem que ser melhorada!

Lista X – Tudo pode ser melhorado na nossa escola, pensamos que todos merecem o melhor e é nisso que nos focamos todos os dias quando novas ideias surgem, um futuro melhor da ESRSI.

 

Que mensagem deixa aos alunos?

Lista B – Aos alunos da ESRSI, a lista B deixa a mensagem de que todos nós temos o mesmo objetivo e todas as alterações que sejam feitas serão para todos! Toda esta campanha foi feita a pensar em vocês e assim será até ao final do ano lectivo. Desejamos também boa sorte às restantes listas porque, acima de tudo, tem de existir fair-play, e é o que não tem faltado. Cada lista luta pelo melhor para os alunos, agora cabe a vocês escolherem a que tem as melhores propostas e as mais concretizáveis. Não somos só uma lista, não somos mais que nenhum de vocês, nós somos alunos da ESRSI que querem dar-vos voz, pois nós também estivemos e estamos no vosso lado. Votem lista B!

Lista M – A ‘’M’’ tem como primordial obrigação dar voz às vontades, aos desejos e às solicitações de todos aqueles que lhe conferem legitimidade, e para os quais trabalha diariamente ao longo do mandato: os alunos. A ‘’M’’ é inclusiva. A ‘’M’’ ouve e faz ouvir a Tua Voz. A ‘’M’’ dá iniciativa aos alunos. Se tens vontade para Melhorar alguma coisa, o voto útil é na Lista M. De entre as várias possibilidades, o voto necessário, o voto que a escola precisa é o voto na Lista M!

Lista X –  Queremos passar aos alunos a nossa originalidade, ao termos ideias novas de modo a modernizar a escola, queremos agradar a todos, fazendo da escola um local onde os alunos se sintam integrados.